02 julho 2011

Jogos pedagógicos: Diversão x Aprendizagem


Aline M. L. de Carvalho
  Elaine Cristina P. Santos
Alunas de Especialização em Psicopedagogia Institucional
Faculdade Montenegro, Boa Vista/RR, e-mail: alinemadel@hotmail.com

Orientadora Profª MSc.
Hosana Carolina dos Santos BARRETO

Resumo: Jogos e brincadeiras são estratégias motivacionais da aprendizagem não constituem a aprendizagem em si, mas são um excelente meio que permite um diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais sem que o aluno perceba. Constitui ainda um meio de transmitir mensagens capazes de resgatar a autoestima, autoconhecimento, os valores como solidariedade, responsabilidade, disciplina, autoconfiança, autoaceitação, tolerância, concentração, alegria e muitos outros, tão necessários para a formação dos educandos. Dessa forma, foram elaborados jogos pedagógicos para assimilação dos conteúdos por parte dos alunos do 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Boa Vista/RR, trabalhando os conteúdos de matemática de forma mais participativa e dinâmica. O estudo teve como objetivo principal identificar e discernir os números romanos. Esta atividade propicia aos alunos a busca aos algarismos romanos transformando-os em números arábicos ou vice-versa. Foi proposto o jogo a turmas diferentes e observou-se comportamentos, participação e envolvimento diferentes. Mas, em ambas as turmas o entusiasmo foi recíproco. No primeiro momento os alunos ficam contentes pelo fato de ser uma atividade diferenciada do cotidiano, logo descobrem que também podem aprender conteúdos da escola. Alguns se mostraram apreensivos em jogar, e poucos não queseram participar, mas com um pouco de insistência participaram e disseram gostar do jogo. Os jogos, mesmo aparentemente simples, são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. A maioria dos pensadores e educadores que trabalham com este tema ressaltam a importância dos jogos no processo de aprendizagem e socialização. Infelizmente, o que se tem observado nas escolas é que raramente estes momentos  acontecem. Jogos e brincadeiras dificilmente fazem parte das atividades propostas para turmas do Ensino Fundamental, e da ação do professor. Foi notorio que poucos professores propiciam momentos de atividades diversas na escola, mesmo assim, relatam a importância desta  para o processo de desenvolvimento dos alunos. O jogo nesta fase deve ser utilizado como ferramenta pedagógica, além de despertar o interesse dos alunos pelas atividades. Propor atividades assim é essencial para a formação do educando, haja vista que, por meio dos jogos o educando fica motivado a participar e dependendo das estratégias do professor estes se tornam momentos mais divertidos, o que contribui na aprendizagem dos educandos.

Palavras chaves: Jogos; Estratégias; Matemática; Aprendizagem; Formação.

Sobre mim

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Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

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