UNIDADE 5 – Criação de Jogos pedagógicos

Aqui, nessa última etapa, mostraremos alguns trabalhos realizados por outros professores e estimular, a partir da visualização desses modelos, a construção de seus próprios jogos e brincadeiras.


A seguir estão imagens e o relato da atividade lúdico-pedagógica realizada pela Prof.ª Rosangela:

 TRILHA DA MATEMÁTICA
Os jogos exercem a função de despertar o prazer pelo aprender, o qual irá reforçar de forma positiva, o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que já estão presentes no cotidiano do aluno.

Para a confirmação da aplicabilidade dos jogos e brincadeiras como recurso pedagógico em sala de aula foi desenvolvido um trabalho de campo, em uma escola da rede particular de Ensino do Sistema de Educação da Escola Adventista de Boa Vista, com turmas de Jardim II em turnos diferenciados, com crianças de 4 a 5 anos de idade. 

O estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Trilha da Matemática” visando verificar a percepção e absorção dos conteúdos matemáticos relacionados ao sistema de operação em adição. 

Foi  Portanto, os jogos facilitam a socialização e o processo de inclusão do aluno e, consequentemente, tornam o ambiente escolar mais saudável e produtivo para a aprendizagem. 
 
Foi perceptível a desenvoltura das crianças referente aos números na arte de pensar, somar e também brincar, de forma interativa e afetiva com a turma em sala de aula. 

Ao analisar as práticas pedagógicas tradicionais em paralelo com as novas tendências educacionais em sala de aula, observa-se com maior clareza e compreensão a importância dos jogos, dinâmicas e recreações como um recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem.

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas