28 junho 2011

Fantoches: uma Fantástica Prática para a Educação Infantil

Nathália Oliveira DA SILVA
Aluna de Especialização em Psicopedagogia Institucional
Faculdade Montenegro, Boa Vista/RR, e-mail: nnathalia.oliveira@gmail.com

Orientadora Profª MSc.
Hosana Carolina dos Santos BARRETO

Resumo: Na educação infantil, mediante a brincadeira e a fantasia, a criança forma a base e adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais, sociais e motores. As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem em várias idades. Dentre as atividades lúdicas, se destaca os fantoches como instrumento de ensino-aprendizagem. A utilização desta ferramenta se caracteriza pela personificação de seres inanimados com o intuito não somente de divertir, mas primordialmente de proporcionar a aprendizagem. Em vista disto, foi realizada uma aula temática em uma escola municipal, com três turmas de terceiro ano na disciplina de português. O objetivo era transmitir alguns valores elementares como respeito ao próximo e à professora, honestidade com os colegas, entre outros, por meio de historinhas do cotidiano, visando ressaltar a curiosidade e estimular a linguagem falada. Para tanto, adaptou-se a sala para a utilização de fantoches, os fantoches tinham o nome de Emilia e Zezé, contavam historias nas quais eram personagens principais, sempre interagindo com os alunos por meio de questionamentos, tornando-os participantes ativos nessa atividade. Foram quatro histórias interligadas entre si, são elas: a importância de estudar, desobediência, não mentir e o valor da amizade. A reação dos alunos foi bastante positiva, se mostraram muito aminados e super curiosos para saber quem estava por trás dos bonecos. Os estudantes foram muito participativos, interagiam com os fantoches como se fossem reais e foi impressionante a forma como os personagens ganharam vida na presença das crianças. Em suma a atividade proposta foi  produtiva, uma vez que demonstrou na pratica a eficiência do lúdico no processo de aprendizagem, a aceitação das crianças corroborou para incentivar o uso corrente desse tipos de atividade no ambiente escolar.

Palavras-chave: Lúdico, fantoche, aprendizagem, criança.


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Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

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