UNIDADE 2 – O Lúdico e sua importância como recurso pedagógico

A importância do papel pedagógico no jogo
O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, ou seja, um impulso para o jogo.
Embora o jogo tenha sido, inicialmente, marginalizado, hoje sabe-se que este tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se que o jogo tem uma função imprescindível no processo de ensino, especialmente os jogos pedagógicos.
A utilização de jogos e brincadeiras no ensino permite que os alunos aprendam a conviver melhor em grupo, aceitando e auxiliando o outro em suas dificuldades. Ainda aprendem a lidar com o erro como fonte de aprendizado, com a necessidade de paciência e concentração, além da importância de se ter disposição para enfrentar desafios.

Jogos em Grupo
As dinâmicas e jogos em grupo aplicam técnicas que incluem o desempenho de papeis, discussão em grupo, a observação e o feedback de processos coletivos, a partir dos quais os envolvidos passam a ter um reconhecimento maior de seus potenciais e dificuldades.
Os jogos colaborativos, jogos em que os participantes jogam uns com os outros e não uns contra os outros, são alternativas para estimular a interrelação no ambiente escolar. Através deles, há cooperação, os alunos agem em conjunto uns com os outros para alcançar um objetivo comum. O fato de se jogar cooperativamente faz com que os componentes sintam-se co-responsáveis pelo resultado positivo, ou negativo, do jogo, o que diminui a competição entre os jogadores, além reverter a realidade de violência crescente no meio social.

O Brincar
Você já deve ter percebido que brincar é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo. Através do ato de brincar, a busca do saber torna-se importante e prazerosa, e então é possível, formar indivíduos com autonomia, motivados para muitos interesses e capazes de aprender rapidamente.
Apesar de sua importância, o brincar na escola não tem sido atribuído de forma adequada, isso se deve em grande parte às exigências dos pais, da sociedade, de que as crianças estejam sendo alfabetizadas o quanto antes, o que gerou mudanças nos objetivos das aulas.

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas