UNIDADE 3 – Vínculo e Afetividade

Você já parou para pensar na importância da afetividade e da formação do vínculo no processo de ensino?

Mas o que é afetividade? Afetividade, segundo o dicionário Aurélio está relacionado a afeição, amizade, amor, mas o termo está associado não só aos afetos em sua acepção mais estrita, mas também aos sentimentos ligeiros ou matrizes sentimentais de agrado ou desagrado. Logo, a palavra afeto é definida como qualquer espécie de sentimento e/ou emoção.

A escola é um ambiente onde os alunos, geralmente, experimentam diversos afetos, sejam eles positivos ou negativos, demonstrando que a afetividade faz parte do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, as emoções do aluno precisam ser levadas em conta, já que podem favorecer ou não o desenvolvimento cognitivo do aluno.

O vínculo entre as pessoas caracteriza-se no ensinar e no aprender, que inicia-se primeiramente no âmbito familiar, com uma relação baseada na afetividade. Por isso acredita-se que o vínculo afetivo estabelecido entre o adulto e a criança é o que sustenta a etapa inicial do processo de aprendizagem. Por isso é tão importante o papel do professor como mediador desse processo, a fim de minimizar os efeitos de sentimentos desagregadores que muitas crianças vivenciam na idade escolar. Destaca-se neste ponto a importância da construção da auto-estima e da autoconfiança, fatores que influem diretamente no processo de aprendizagem e que podem ser auxiliadas por atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas