UNIDADE 4 – As Interrelações

As interações são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, pois, a inteligência humana depende de interações sociais para se desenvolver. Sabe-se que o homem é um ser essencialmente social, portanto, o homem é dependente das influências dos diversos grupos que freqüenta, dos legados da historia e da tradição de suas relações exteriores.
A escola, junto com a família, tem papel fundamental no processo de interrelações, sendo a instituição social que tem maior repercussão sobre a criança, por ser determinante para o seu desenvolvimento cognitivo e social. Com a relação entre os colegas, as crianças podem desenvolver a capacidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista, o que significa cooperar.
As brinquedotecas são destaque em diversas pesquisas, isso porque elas funcionam como um espaço sócio-cultural que tem a capacidade de transmitir tanto cultura infantil quanto o desenvolvimento da socialização, integração social e construção das representações infantis, estimulando o brincar num ambiente lúdico. Um ambiente que convida a criança a sentir, experimentar e explorar, individualmente e em grupo.

Interrelação na Educação a Distância
Atualmente, com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e com o crescimento exponencial da educação a distância, a relação entre professores e alunos e entre alunos e alunos é basicamente realizada através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), mediada por tutores a distância. Essa separação na educação a distância afeta sem dúvida o processo de ensino aprendizagem, mas, a partir dessa distancia física e mesmo temporal, surgem um espaço pedagógico e psicológico com uma nova forma de educação mediada por recursos midiáticos.
Muitas vezes a interação é ignorada nas literaturas de EaD, mas que ambientes de realidade virtual podem ampliar essa interação. Atualmente há muitas pesquisas que visam elaborar recursos, como jogos e atividades interativas, úteis em AVAs a fim de criar um ambiente mais dinâmico e lúdico, que facilite o aprendizado do aluno.
Diante dessa nova realidade, como mecanismo para minimizar essa distância, as apostilas, intituladas de livros-textos, são elaboradas com uma linguagem dialógica e são disponibilizados fóruns de discussão em grupo, chats, diários e sistema de mensagens. Esses recursos aproximam professores e alunos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo, o que visa minimizar as perdas ocasionadas pela falta de contato físico.

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas