UNIDADE 1 – Definição de Jogos

Primeiramente, você sabe o que é jogo? Infelizmente, não existe uma definição aceita universalmente para o jogo, mas segundo o Dicionário Aurélio, jogo é “atividade física ou mental fundada em um sistema de regras que definem a perda ou o ganho” ou simplesmente “passatempo”.
O jogo por ser constantemente objeto de estudo, especialmente no aspecto lúdico e sua aplicação como recurso pedagógico, ganha explicações quanto aos motivos para acontecer e quando deve acontecer.
Por muito tempo, o lugar do jogo era limitado à recreação e, ainda hoje pode se encontrar preso a esse espaço essencial, à medida que foi influenciando a cultura lúdica da criança, foi representação da oposição entre o tempo de aula e o do jogo. A oposição entre recreação e ensino esconde exatamente a oposição entre jogo e seriedade.

CONCEITUANDO BRINQUEDO, BRINCADEIRA E JOGO
Os termos brinquedo, brincadeira e jogo são definidos quanto à referência que se faz, como: brinquedo, dá-se a idéia de objeto; brincadeira é o ato do brincar; e jogo, a brincadeira constituída de regras (Figura 1). As definições a seguir foram contribuições de Oliveira e Silva (2007).

Brinquedo
O brinquedo é considerado um suporte da brincadeira. Diferente do jogo, o brinquedo não necessita de um sistema de regras que organizam sua utilização, e tem como finalidade estimular a representação, a expressão de imagens que enfocam aspectos da realidade.

Brincadeira
A brincadeira, uma atividade dominante na infância, é a forma pela qual a criança começa a aprender secundariamente, é onde tem início a formação de seus processos de imaginação ativa e, também, onde ela se apropria das normas de comportamento que corresponde a certas pessoas. É considerada uma forma de atividade social infantil que fornece uma ocasião educativa única para as crianças. Durante a brincadeira as crianças podem “pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano, isentas das pressões situacionais”.

Jogo
É definido como a brincadeira com regras, não as previamente formuladas e que mudam durante o jogo, mas aquela que tem origem na própria situação imaginária. A Figura 2 ilustra o “Jogo da Velha” que pode ser utilizado para socialização e concentração, entre outras finalidades.

Sobre mim

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Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

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