18 junho 2010

JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: QUEBRA CABEÇA

Ana Paula Pires Dantas LIMA

Aluna da Especialização em Psicopedagogia em Educação Especial

Faculdade Monte Negro, Boa Vista/RR, e-mail: rosamsfreitas@yahoo.com.br

 


RESUMO: O jogo em sala de aula é um valioso instrumento educacional e se bem direcionado irá contribuir de maneira positiva, no processo de ensino aprendizagem. É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os envolvidos. O jogo não deve ser visto apenas como passa tempo no “final da aula”, mas sim, como uma ferramenta para auxiliar o professor na sua tarefa de ensinar e aprender. Acreditando no beneficio que o jogo traz especificamente para os alunos, este trabalho foi desenvolvido utilizando jogos como recurso lúdico pedagógico em uma escola estadual com alunos do terceiro ano do ensino básico, em uma sala composta por 20 alunos. Foi trabalhado o jogo quebra-cabeça, com o objetivo de promover maior interação, estimulando assim a participação e concentração dos envolvidos. No primeiro momento foi entregue um jogo fácil para cada aluno montar sozinho e estes, por sua vez demonstraram interesse e curiosidade para fazer a tarefa, bem como para falar sobre a mesma, antecipando de maneira positiva a explicação do conteúdo a ser explorado pelo professor. Em um segundo momento foi entregue uma peça do jogo com nível mais avançado para cada participante, a qual deveria ser montada coletivamente. Nessa etapa do jogo ficou clara a curiosidade e a cumplicidade em completar a montagem para descobrir o todo, e por esse motivo eles se ajudavam favorecendo toda equipe. O jogo dá a oportunidade para transformar o velho e construir o novo através da coletividade. O resultado surpreendeu, uma vez que o quebra-cabeça é um jogo tão simples e conhecido, ele mesmo nos afirma por si só, que o jogo na sala de aula, quando bem dirigido só tem a favorecer no processo de ensino-aprendizagem. Enfim, o jogo é um caminho para se educar coletivamente, se descobrir, se revelar, seja como educando, como educador, como profissional e como ser capaz de mudar suas realidades através de seus atos.

Palavras-chave: jogos, educação, colaboração, coletividade.
 

¹Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na Disciplina Aspectos Lúdicos: Jogos e Artes.


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Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

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