19 junho 2010

Palavras da Prof.ª MSc. Hosana Barreto

É com muita satisfação que inicio nossa conversa com um tema que é tão importante para nós professores! Com certeza, você já pensou várias vezes em como maximizar o processo de aprendizado do aluno ou, em como minimizar suas dificuldades em relação a algum conteúdo ministrado em suas aulas. Pensando nesta questão, é que vamos, eu e você, a partir de agora, ingressar num estudo, que, embora faça parte de seu cotidiano, talvez você ainda não tenha se dado conta da sua importância, o do uso de jogos e artes na educação.

Aqui aprenderemos algumas noções gerais sobre Jogos, brincadeiras, brinquedos, dinâmicas e artes, e sua influência no processo de construção do conhecimento do aluno e como você, professor, pode intervir de modo a transformar positivamente esse processo em algo mais criativo e dinâmico. Para facilitar nosso estudo, esse módulo será dividido em cinco tópicos:

1 – Definição de Jogos
Onde veremos alguns conceitos de jogos e brincadeiras e suas aplicações como recurso pedagógico dentro da sala de aula.

2 – O Lúdico e sua importância como recurso pedagógico
Aqui veremos como o lúdico é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como ele pode transformar aulas em um momentos agradáveis, favoráveis à construção do conhecimento do aluno.

3 – Vínculo e Afetividade
Onde estudaremos o papel do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem através das interações sociais, a fim de minimizar os efeitos de sentimentos desagregadores que muitas crianças vivenciam na idade escolar.

4 – As Interrelações
Nesta unidade veremos que a escola e a família, desempenham um papel fundamental no processo de construção das interrelações e aperndizado do aluno.

5 – Criação de Jogos pedagógicos
Essa última etapa consiste em mostrar trabalhos realizados por outros professores e estimular, a partir da visualização desses modelos, a construção de seus próprios jogos e brincadeiras.


Bom Estudo!

0 comentários:

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas