18 junho 2010

RESUMO SOBRE A DEMONSTRAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA DE AULA

Áustria Núbia Lima Saraiva DE MENEZES
Aluna da Especialização em Psicopedagogia em Educação Especial
Faculdade Monte Negro, Boa Vista/RR

Resumo: Os primeiros anos da criança devem ser ocupados com jogos educativos praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância e em jardins de crianças e que a educação propriamente dita deveria iniciar-se aos sete anos. Nesse caso, pode-se afirmar que é riquíssima a utilização do lúdico na escola como recurso pedagógico. Diante desta realidade, foi desenvolvida uma aula prática na Escola Valdemarina, em uma turma de letramento. O jogo escolhido foi o bingo de palavras, o qual estimula a agilidade na leitura, trabalha também a questão da quantidade de sílaba, a capacidade de concentração do aluno no ato da procura pela palavra ditada por um dos alunos participantes do jogo, fazendo assim com que todos se envolvam na atividade proposta em forma de brincadeira, atingindo assim a sua finalidade, uma vez em que todos estão empenhados na execução da aividade. O jogo do bingo foi construído juntamente com os alunos durante as aulas. Na confecção foi utilizando material reciclável, papelão tesourasse ponta, tubos de cola, hidrocor ponta grossa, caixa de lápis de cor, réguas. Durante a produção do jogo observou-se que o lúdico na vida escolar deve ser preservado, pois a realização da brincadeira na escola é uma garantia de momento mágico. Momento esse que desperta tantas coisas nas crianças que acaba aprendendo sem precisar de muito esforço. Essa atividade foi uma experiência prazerosa e acrescentou muito na formação como profissional dos professores que a desenvolveram. Através desta atividade foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado. Foi notado que os alunos tiveram os cuidados necessários ao brincar com bingo em sala de aula em relação às regras e pontuações. A exploração da concentração no momento em que os alunos estavam jogando deu condições para melhorar a conduta em sala de aula, melhorar o processo de ensino e aprendizagem e a própria auto-estima. Em geral os alunos constituíram um elemento importante para a construção de uma sociedade melhor no sentido de no futuro torna capazes de fazer descobertas, inventar e, consequentemente, provocar mudanças. Enquanto instrumento de aprendizagem e o jogo do bingo foi motivador e eficaz na construção de um aprendizado de forma divertida, dinâmica e atraente.


Palavras-chave: Jogos, motivação, aprendizagem.



_______________________________________________________________________________________
¹Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na Disciplina Aspectos Lúdicos: Jogos e Artes.

0 comentários:

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas