18 junho 2010

JOGOS E RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Elice de Oliveira MARQUES
Aluna da Especialização em Psicopedagogia em Educação Especial
Faculdade Monte Negro, Boa Vista/RR, e-mail:elice-oliveira@hotmail.com

RESUMO: Atualmente o jogo e a arte, vêm sendo utilizados como um agente facilitador da aprendizagem o qual, é bem mais desenvolvido pelas séries iniciais. Isso se deve, em parte, pela preocupação de alguns educadores em propiciar um melhor processo de aprendizagem e assim garantir resultados eficazes na educação. A aprovação do estudo de nove anos, onde se espera que aos seis anos de idade as crianças já estejam alfabetizadas, trouxe consigo a preocupação de um aprendizado efetivo, o qual pode ser favorecido pelo uso de atividades lúdicas no processo de ensino. Entendendo todos os benefícios dos jogos no ensino infantil, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de se avaliar o uso de jogos em uma turma de primeiro ano, de uma escola estadual, com crianças de idade de 6 anos. Os jogos tinham como finalidade proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento da autonomia, da concentração e um momento de auto expressão e realização. Foram utilizados dois jogos, um jogo de memória dos números, confeccionado em madeira, e um dominó de palavras simples com figuras de animais e objetos, confeccionado juntamente com os alunos, onde foram utilizadas fotocópias das imagens coladas em papel cartão. Através das atividades realizadas, observou-se que os jogos atuaram como meio incentivador e de auxílio na aprendizagem. Através dos jogos os alunos aprenderam a aceitar regras, esperar por sua vez de jogar e aceitar o resultado, o que permitiu que aprendessem a lidar com as frustrações. Eles puderam experimentar, descobrir, inventar e, consequentemente, aprender. Percebe-se que nos jogos há sempre interações muito importantes para o processo ensino e aprendizagem, é o momento em que as crianças se integram com mais facilidade, é onde, até mesmo os mais tímidos, se soltam mais um pouco, ajudam o colega quando o mesmo não consegue realizar a atividade, mostrando que o jogo permite a cooperação entre eles. Por se tratar de algo dinâmico foram obtidos resultados eficazes na aprendizagem, os quais ainda proporcionaram que as crianças se divertissem na sua naturalidade.

Palavras-chave: autonomia, realização, concentração, cooperação
______________________________________________________________________________________ ¹Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na Disciplina Aspectos Lúdicos: Jogos e Artes.



0 comentários:

Sobre mim

Minha foto
Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

Contador de Visitas