18 junho 2010

Práticas Pedagógicas X Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula

Rosângela Mello da Silva FREITAS

Aluna da Especialização em Psicopedagogia em Educação Especial

Faculdade Monte Negro, Boa Vista/RR


Resumo: A Prática Pedagógica é considerada como um instrumento que possibilita a cada indivíduo, membro da sociedade, o provimento dos meios de sua sustentação em condições justas de sobrevivência. Portanto, a função da Prática Pedagógica escolar para a sociedade moderna esta explicitada em novas tendências e propostas didáticas curriculares em que contribuam de forma positiva para o bom desempenho e desenvolvimento do indivíduo para a vida social, através de algumas competências requeridas, por exemplo: os jogos, as recreações e dinâmicas, como meio de proporcionar determinadas aprendizagens, por seu aspecto lúdico. Pois, os jogos e as brincadeiras ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes em conteúdos de difícil aprendizagem. Dessa forma, os jogos exercem a função de despertar o prazer pelo aprender, o qual irá reforçar de forma positiva, o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que já estão presentes no cotidiano do aluno. Para a confirmação da aplicabilidade dos jogos e brincadeiras como recurso pedagógico em sala de aula foi desenvolvido um trabalho de campo, em uma escola da rede particular de Ensino do Sistema de Educação da Escola Adventista de Boa Vista, com turmas de Jardim II em turnos diferenciados, com crianças de 4 a 5 anos de idade. O estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Trilha da Matemática” visando verificar a percepção e absorção dos conteúdos matemáticos relacionados ao sistema de operação em adição. Foi perceptível a desenvoltura das crianças referente aos números na arte de pensar, somar e também brincar, de forma interativa e afetiva com a turma em sala de aula. Ao analisar as práticas pedagógicas tradicionais em paralelo com as novas tendências educacionais em sala de aula, observa-se com maior clareza e compreensão a importância dos jogos, dinâmicas e recreações como um recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem.  Portanto, os jogos facilitam a socialização e o processo de inclusão do aluno e, consequentemente, tornam o ambiente escolar mais saudável e produtivo para a aprendizagem.




Palavras Chaves: Aprendizagem, Forma Positiva, Jogos.


¹Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na Disciplina Aspectos Lúdicos: Jogos e Artes.

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Hosana carolina, professora, formada em Licenciatura em Química e em Análise de Sistemas, com Mestrado em Química Ambiental e Especialização em Educação a Distância com Ênfase em Elaboração de Material Didático. Casada, mãe e muito feliz pois sei que Deus cuida de mim (Is 64.4)

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